High concept é umtermo usado paradescreverqualqueridéia (geralmenteassociada a umfilme, mas cabe emqualquerconceito artistico) que pode ser detalhada de modosucintoem apenas uma premissa de poucas palavras. Diz-se, no âmbito do cinema, que seria umfilmemais “vendável”, justamenteporpossuirumapelouniversal e uma idéia facilmente assimilável.
Poroutrolado, no âmbito nerd, o high concept pode ser resumido com bastante simplicidade: é algo quevocê lê e de cara pensa: “Caralho, isso é fodasticamente sensacional!”
Tipozumbisnazistas. Zumbisnazistasnãosãofodasticamente sensacionais? O filmeemquestão existe, é norueguês e se chamaDead Snow. Não vou entrarnosméritos do filmeemsi (atéporque, na verdade, elenão tem nenhum), mas façamos uma punheta conceitualbaseada na amálgamazumbis + nazistas.
Emumsó simulacro foram imbuídos os doisconceitosque espelham o que há de maisvilanesco na cultura pop-farofa-de-massa americana. Cadáveres comedores de cérebros e a grande ameaça ariana. Comum pouquinho de punheta pseudo-intelectual de botequim (óbvioqueeunão estou sóbrio) percebemos, com supresa, que foi erguido o paradigma do antagonismo na cultura pop. Talvezapenas rivalizado porzumbiscomunistas e, maisrecentemente, zumbisterroristas.
E a conclusão é aindamaisgenial: existe umbanco de palavras, onde os high concepts borbulham, comoemumcaldeirão de idéias fodasticamente sensacionais, emquenosbastausar de amálgamas aleatórias para, instantaneamente, conceberidéiasfodasticamente sensacionais.
Duvida? Vamos começarpelomaissimples, enumerando algunsconceitossensacionaisempotencialque, individulamente, já possuem apelouniversal e são de fácilassimilação, a saber:
comunistas, piratas, ninjas e velociraptors.
Daí, imagine QUALQUERcombinação. E a sinopse do filmepouco importa. Quandovocê for alvejado por essa onda de fodice inabalável, o seusensocrítico será sobrecarregado e não poderá julgarfria e racionalmente o quevê, pormaisquevocê tenha lido os clássicos, Aristóteles, Platão, o cacete a quatro. Eu posso inventarqualquersinopsecompletamenteabsurdaquevocê vai continuar achando sensacional. Vamos lá, umexemplo:
Velociraptors piratas. É issomesmo, velociraptors piratas. Sinopse: depois de umacidenteimprovávelemum laboratório de pesquisassecreto na Irlanda, que obviamente incluiu umporre de rum montilla, o DNA de velociraptors, que estava sendo decifrado e clonado, é misturado com o DNA do eminente corsárioinglês Sir Francis Drake. Do nada, uma manada de velociraptors sai direto da câmaracriogênicaparaaterrorizar os setemares e capturarfragatas espanholas emnome da Rainha Elizabeth.
Outroexemplo:
NinjasComunistas.Quando a situação da ColunaPrestes se encaminhava paraumdesfechodramático e sangrento, Luis Carlos Prestes recebe uma inesperadaajuda do camarada Stalin: umninjacomunista, enviadoparatreinar os revoltosos brasileiros na arte do comunismoninja. Os comuninjas brasileiros partem para o confrontocontra as forças legalistas, fazendo uso de estratégias ardilosas, como longas filas, burocracia, leituras do Capitalempraçapública e pelos faciais assustadoramente abundantes.
Viu como é fácil? E essessãoapenasexemplossimples. O método de análise combinatória randômica paracriação de high concepts sempre vai funcionar.
O únicoproblema é quenão adianta nadaterumhigh concept na mão – nazistaszumbis – e fazerumfilmeque parece uma mistura de Power RangerscomTrapalhões – e semnenhum peitinho.
Filme de zumbisem peitinho, ondejá se viu...
*
Ah, agora uma pausapara a atualização de notícias nerdquestianas. Não é novidade que eu sou relapso. Então: saíram algumas nerdquestices recentes por aí, que agora vou enumerar por aqui:
Resenha no site do Café, que é um baita jabázão porque ele é meu amigo desde os idos tempos de Santo Agostinho. Mas o jabá é válido e o site merece a *sua* visita, seu mané.
*
De resto, até a próxima atualização. Se tudo der certo vai ser ainda esse ano.
3 Comments:
ah, grande novidade... Foi assim que o neil criou a missérie 1602: mutantes + épico histórico :P
dá uma olhada, ele foi um pouco mais longe na matriz combinatória.
http://www.creebobby.com/timestable.jpg
http://www.creebobby.com/timestable2.jpg
1602 que diga-se de passagem é uma mierda...
Esse culto ao lixo não me pega. Mas é claro que rende boas risadas e bons clipes, como um dos últimos do Metallica.
Postar um comentário
<< Home